sexta-feira, 11 de março de 2011

Pisando firme


Dizem por aí (e eu acredito) que a necessidade é a mãe de todas as invenções. Sendo assim, com certeza o espinho no pé veio antes do sapato! Ou aliás, das sandálias, ao que parece os primeiros artefatos pisantes inventados ainda na pré-história. E uma vez resolvido o problema prático de preservar o pé das pedras, do gelo, dos estrepes e das areias escaldantes, o ser humano partiu pra fazer algo de que realmente gosta: se enfeitar!
Sim, leitor, o humano de todas as épocas é antes de tudo um fashion. E as escavações arqueológicas comprovam que o colar de conchinhas, garras e ossinhos surgiu junto com a pedra lascada destinada aos machados, flechas e outros instrumentos de caça. Afinal, vamos ao mamute, mas com elegância, por favor!
Agora tem uma coisa da qual eu não me conformo: como é que o Brasil, sendo um exportador de sapatos, não consegue produzir uma moda de calçados convincente? Com honrosas exceções, claro… que confirmam a regra! A queixa de que “no Brasil não dá pra comprar sapato” é uma constante entre fashionistas dos mais variados tipos.  E não deixa de ser uma ironia a sandália brasileira mais famosa do mundo ter por nome uma ilha do oceano Pacífico e, durante décadas, ter sido considerada “coisa de pobre”  – mas vendida a peso de ouro em euros e dólares. Aliás, outro dia, andando na Oscar Freire, encontrei um grupo de turistas franceses tirando foto diante da vitrine dessa loja de sandálias… Pronto, sandália de dedo virou a nossa Torre Eiffel!
Mas os nossos designers de calcados não devem desanimar por tão pouco. Afinal, ainda há muito a ser inventado, e por pura necessidade. Por exemplo, qual é o sapato mais indicado para se “pisar em ovos”? E pra “pisar no tomate”? E pra “pisar na jaca”? Ah, esse eu sei: uma sandália de salto agulha, chiquetérrima! E em se tratando  de alguns expoentes da moda brasileira, como Victor Valentim e Jacques Leclair, seria providencial alguém pensar num modelo capaz de ajudá-los a tirar o pé da lama… Se é que isso é possível! Enquanto isso, vamos pisando firme rumo a….?
Com as saudações de
Bella.M

Nenhum comentário:

Postar um comentário